Close

VÍDEOS

Canal de vídeos do Projeto

Pesquisa de Campo

Pesquisadores e bolsistas do Projeto RADIS deram início a uma série de visitas e entrevistas com parceiros da região norte do estado do Mato Grosso, um dos entrevistados foi o Coordenador Executivo José Alessandro Rodrigues, do PODAM – Projeto Olhos D’Água da Amazônia no município de Alta Floresta, que por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente desenvolve um trabalho de regularização ambiental e fundiária e apoia o fortalecimento das cadeias produtivas como hortas orgânicas, piscicultura, recuperação de nascentes, manejo de pastagens, dentre outras.
Ele cita a riqueza das parcerias e a troca de experiências como uma forma inteligente de integração das políticas públicas, dentre elas a chegada do Projeto RADIS, parceria entre a FUP/Unb e o INCRA.

Depoimento George Lima, Coordenador da SEAF/MT

O Coordenador do diagnóstico da Seaf, George Lima fala a respeito do primeiro Diagnóstico da Agricultura Familiar de Mato Grosso que visa construir políticas públicas a partir da coleta de dados. Ressalta ainda a importância do Projeto RADIS como forma de somar aos esforços para a construção de uma plataforma digital de dados abertos com os dados da agricultura familiar daquele estado.

Pesquisa de Campo com Vinicius Silgueiro

Pesquisadores do Projeto RADIS conversaram com Vinicius Silgueiro, Coordenador de Geotecnologias do Instituto Centro de Vida – ICV, organização socio-ambiental que atua há mais de 25 anos no estado do Mato Grosso e que trabalha em forma de iniciativas, tais quais, Iniciativa Transparência Florestal, Iniciativa Municípios Sustentáveis, Iniciativa Pecuária Integrada, dentre outras. Segundo Vinicius, o ICV busca ter um olhar integrado sobre o uso e cobertura do solo.
Destaca ainda que a Iniciativa de Municípios Sustentáveis visa apoiar os municípios e que a regularização ambiental é o carro chefe. Ele se refere também a Iniciativa Desenvolvimento Rural Comunitário, que atua basicamente com o público da agricultura familiar e tem realizado um bom trabalho de base no município de Cotriguaçu. Nesse caso ele cita a convergência de objetivos e cita o Projeto RADIS. Cita também o diagnostico de sistemas agrários e a regularização ambiental como um grande desafio, haja vista que é necessário entender a dinâmica da regularização. O desafio segundo ele é trabalhar de forma integrada entre as instituições que já vêm atuando no estado, visando assim construir um Mato Grosso mais sustentável.

Pesquisa de Campo com Agricultor

O Agricultor familiar Enor M. Mantovani, da Comunidade São José do Norte no município de Terra Nova do Norte fala sobre a sua produção diversificada.